Go to Main Content
Header Interno

As perguntas mais frequentes respondidas pela nossa área de RI.

Sobre o TC

Com a comunidade no centro do seu ecossistema, o TC oferece produtos e serviços tanto para o público B2C (Business to Consumer) como para o B2B (Business to Business).

No B2C, oferece uma plataforma one-stop-shop para investidores, ou seja, em um único ambiente os usuários podem encontrar cursos de educação financeira, ferramentas de análise de dados e inteligência de mercado, gestão de recursos e, em breve, uma corretora.

Com forte sinergia com a plataforma e a comunidade TC, a Companhia estreou no segmento B2B em 2021 e conta atualmente com quatro frentes de negócios:

  • Economatica: é referência no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos. A plataforma da Economatica é alimentada com informações que permitem ao usuário manipular grandes volumes de dados, criar insights, fazer simulações avançadas e gerar relatórios.Ela está sendo utilizada para o desenvolvimento do TC Economatica, terminal de dados e inteligência de mercado e política;
  • Prisma (antiga RIWeb): com atuação focada em consultoria, tecnologia e design, a empresa oferece serviços completos de relações com investidores e soluções estratégicas para todo o mercado de capitais;
  • Advisory: presta serviços de consultoria e assessoria em operações de mercado de capitais, como ECM, DCM ou M&As, com foco em empresas do middle market;
  • TC Sfoggia: consultoria tributária focada na otimização fiscal e na recuperação de impostos a partir de uma ferramenta disruptiva e inovadora, conectada à legislação aplicada e parametrizada para identificar oportunidades de créditos fiscais.

Para mais detalhes, acesse a página Quem Somos ou o Formulário de Referência da Companhia.

Atualmente, a Companhia não tem a intenção de distribuir dividendos no curto e médio prazo, uma vez que está em fase de expansão e, por isso, pretende continuar investindo nos seus negócios para impulsionar esse crescimento.

O capital social emitido da Companhia é de R$ 623.439.953,10 representado por 280.147.138 ações ordinárias.

Caso queira consultar a composição desse capital, acesse a estrutura acionária do TC clicando aqui.

Clique aqui para conhecer os membros da Diretoria Executiva e aqui para visualizar os integrantes do Conselho de Administração.

A Grant Thornton Auditores Independentes foi contratada para a execução de serviços relacionados à auditoria externa das demonstrações financeiras trimestrais e anuais da Companhia.

Ações do TC

O TC realizou o seu IPO (Initial Public Offering) em julho de 2021.

As ações do TC são negociadas na B3 – Brasil Bolsa Balcão S.A., sob código TRAD3.

Você pode encontrar o preço atual das ações aqui ou em qualquer site financeiro sob o ticker TRAD3.

O TC está inserido no segmento especial de negociação denominado Novo Mercado, que representa o mais elevado nível de transparência e governança corporativa na bolsa brasileira.

Conheça algumas regras do Novo Mercado relacionadas à estrutura de governança e direitos dos acionistas:

  • O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;
  • No caso de alienação do controle, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço (tag along de 100%) atribuído às ações detidas pelo controlador;
  • Instalação de área de Auditoria Interna, função de Compliance e Comitê de Auditoria (estatutário ou não estatutário);
  • O conselho de administração deve contemplar, no mínimo, 2 ou 20% de conselheiros independentes, o que for maior, com mandato unificado de, no máximo, dois anos;
  • A empresa se compromete a manter, no mínimo, 25% das ações em circulação (free float), ou 15%, em caso de ADTV (average daily trading volume) superior a R$ 25 milhões;
  • Estruturação e divulgação de processo de avaliação do conselho de administração, de seus comitês e da diretoria;
  • Elaboração e divulgação de políticas de (i) remuneração; (ii) indicação de membros do conselho de administração, seus comitês de assessoramento e diretoria estatutária; (iii) gerenciamento de riscos; (iv) transação com partes relacionadas; e (v) negociação de valores mobiliários, com conteúdo mínimo (exceto para a política de remuneração);
  • Divulgação simultânea, em inglês e português, de fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados;
  • Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos acionistas controladores.

Para conhecer todas as práticas e regras deste segmento, clique aqui.

Fonte: B3.

O primeiro passo é investir em conhecimento sobre os conceitos básicos de finanças e mercado de capitais.

Você pode conferir mais informações e cursos sobre o tema no site do TC School e nos links abaixo:

O passo seguinte é procurar uma corretora de valores autorizada que melhor corresponda ao seu perfil de investimento. A B3 disponibiliza uma lista completa das instituições autorizadas no link http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/participantes/busca-de-participantes/participantes/.

As ações ordinárias conferem ao seu titular direito a voto e a participar do lucro distribuído a título de dividendo e/ou juros sobre capital próprio, observado que, nos termos do Estatuto Social, os acionistas terão o direito ao recebimento de um dividendo anual mínimo de 5% do lucro líquido do exercício, ajustado na forma do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações.

Para mais informações, consulte o Formulário de Referência e/ou o Estatuto Social da Companhia, disponíveis no website de RI (www.ri.tc.com.br) e no sistema da CVM (https://sistemas.cvm.gov.br/).

A assembleia geral ordinária (AGO) deve ser convocada obrigatoriamente, anualmente, até quatro meses depois do encerramento do exercício social da empresa. Serve para examinar, discutir e votar demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e da distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do conselho fiscal, quando for o caso e aprovar a correção da expressão monetária do capital social.

A assembleia geral extraordinária (AGE) pode ser convocada a qualquer momento, e serve para discutir qualquer assunto de interesse da empresa, exceto aqueles que são obrigatoriamente tratados na AGO.

Sempre que convocadas, são disponibilizados no website de RI do TC e no sistema da CVM (https://sistemas.cvm.gov.br/) as instruções para acionistas que desejam participar do evento por meio da proposta da administração ou manual de participação da respectiva assembleia.

Contatos e Eventos

Você poderá entrar em contato com o time de Relações com Investidores do TC pelo e-mail ri@tc.com.br ou por meio da seção Fale com RI. Clique aqui para acessar.

A lista completa de eventos corporativos do TC pode ser encontrada na seção Calendário de Eventos no site de Relações com Investidores. Clique aqui para acessar.

Você também pode optar por receber alertas por e-mail dos principais eventos e informações se cadastrando nesse link.

Todos os fatos relevantes, comunicados, relatórios financeiros e outros documentos são divulgados simultaneamente na CVM/B3 e no website de Relações com Investidores do TC (tc.com.br/ri).

Além disso, enviamos avisos eletrônicos para o e-mail daqueles cadastrados no nosso Alerta de RI. Caso queira se cadastrar, clique aqui.

Escriturador e Informe de Rendimentos

O escriturador é a instituição contratada pela empresa que tem ações negociadas em bolsa para realizar a guarda, atualização, coordenação de eventos corporativos, pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio, além de também realizar o atendimento aos acionistas, então mesmo que você adquira ações por meio de uma corretora de valores, o Itaú, se for o escriturador contratado, será sempre o responsável pela disponibilização do seu informe de rendimentos.

O banco escriturador do TC é o Itaú, e o informe de rendimentos e informações adicionais são de responsabilidade do escriturador.

As informações poderão ser acessadas através do link https://correspondenciasdigitais.itau.com.br/login, onde os investidores podem visualizar, guardar, imprimir e enviar por e-mail os seus informes de rendimentos de forma digital.

Seguem abaixo algumas instruções para acesso:

  1. Ao acessar no link acima, clique em "Primeiro Acesso";
  2. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
  3. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail);
  4. Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie a sua senha pessoal;
  5. Depois disso, basta acessar com o CPF/CNPJ e senha cadastrados para visualizar os documentos.

Qualquer problema de acesso ou dúvidas adicionais, o acionista precisa entrar em contato com a central de atendimento ao investidor através dos canais abaixo (atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h):

Canal de Atendimento ao Investidor

Para pedidos de Informe de Rendimentos e outras questões do IR:

Central de Atendimento pelos telefones 3003 9285 (Capitais e regiões metropolitanas) / 0800 720 9285 (outras regiões).