Entenda o significado das palavras e termos mais comuns em relatórios financeiros e documentos de RI.
A
AÇÃO ORDINÁRIA (ON):
A ação ordinária é uma parcela do capital social da empresa. São utilizadas tanto nas companhias de capital fechado, quanto nas de capital aberto. O grande diferencial das ações ordinárias é que essas dão direito a voto aos seus titulares, e assim, podem ter participação nas decisões da empresa e na escolha de quem as administra.
AÇÃO:
Uma ação é a participação que o investidor tem em uma empresa, e representa um direito sobre os ativos e lucros dessa companhia.
AMORTIZAÇÃO:
É o pagamento de uma dívida, de maneira parcelada, por um período pré-estabelecido. Ou seja, o pagamento de um empréstimo, financiamento ou algo semelhante, através de parcelas.
ASSET:
São as gestoras de investimentos que fazem a gestão de ativos de terceiros.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE):
A AGE é um tipo de assembleia que pode ser convocada a qualquer momento por uma companhia, e serve para discutir qualquer assunto de interesse da empresa, exceto aqueles que são obrigatoriamente tratados na Assembleia Geral Ordinária (AGO).
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (AGO):
No Brasil, a Assembleia Geral Ordinária deve ser convocada obrigatoriamente pela diretoria da sociedade, anualmente, até quatro meses depois do encerramento do exercício social da empresa. Serve para examinar, discutir e votar demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e da distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do conselho fiscal, quando for o caso e aprovar a correção da expressão monetária do capital social.
ATIVO:
Bens, valores ou créditos que formam o patrimônio de uma pessoa ou de uma empresa.
AUMENTO DE CAPITAL:
Muitas empresas utilizam o aumento de capital para continuar captando investimentos para novos projetos.
B
B2B (BUSINESS TO BUSINESS):
Modelo de negócio “empresa para empresa” onde o cliente final é uma outra empresa ou organização.
B2C (BUSINESS TO CONSUMER):
Modelo de negócio “empresa para consumidor” onde o cliente final é uma pessoa física.
B3:
É a bolsa de valores brasileira (antiga BM&FBovespa).
BALANÇO PATRIMONIAL (BP):
É uma demonstração contábil que apresenta um “retrato” da posição patrimonial da companhia.
BR GAAP:
Refere-se ao conjunto de normas contábeis vigentes no Brasil.
C
CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA:
Caixa é o montante em espécie e depósitos bancários disponíveis de uma empresa. Os Equivalentes de Caixa são todas aplicações financeiras de curto prazo e de alta liquidez que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
CHURN:
Churn, ou Rotatividade, é um indicador que calcula quantos usuários deixaram de assinar o serviço ou produto de uma empresa em relação ao período anterior.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC):
Tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.
COMPOUND ANNUAL GROWTH RATE (CAGR):
É a taxa composta de crescimento anual.
COHORT:
Cohort é um conceito com intuito de classificar um grupo de usuários com comportamentos semelhantes.
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (CSLL):
Complemento da tributação do Imposto de Renda.
COTAÇÃO:
Pode ser entendida como o último preço, ou valor final, para um determinado item. No mercado de valores, é usado para sinônimo do próprio preço de um ativo. E, nesta situação, é definido por todo o mercado, e não apenas por um indivíduo.
CROSS SELLING:
Cross Selling, ou Venda Cruzada, é a estratégia de oferecer para o cliente um produto ou serviço complementar ao que ele já comprou ou está prestes a adquirir.
CUSTO DOS SERVIÇOS VENDIDOS (CSV):
Representa os custos que incidem sobre a venda de um produto ou serviço prestado por uma empresa.
CVM:
Comissão de Valores Mobiliários.
D
DATA EX-DIVIDENDOS:
Ao adquirir uma ação visando retorno com dividendos, é essencial estar atento à Data Ex-dividendos. Basicamente, é a data até a qual as pessoas que adquirirem a ação, receberão dividendos, e o investidor que adquirir a ação fora da Data Ex, não receberá os dividendos até a próxima data de bonificação.
DEBÊNTURES:
São aplicações de renda fixa em que você faz um empréstimo para uma empresa; em outras palavras, elas nada mais são que títulos de dívida de empresas privadas.
DEPRECIAÇÃO:
A depreciação indica o quanto do valor de um ativo foi utilizado. Ela é usada em contabilidade para tentar igualar o custo de um ativo à renda que o ativo ajuda a empresa a ganhar.
DESPESAS OPERACIONAIS:
Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas, ou SG&A (Selling, General & Administrative Expenses). Incluem todos os custos que não são relacionados diretamente à produção (salários dos funcionários e as despesas com marketing, por exemplo).
DÍVIDA LÍQUIDA:
Dívida líquida é o indicador que mostra o grau de endividamento das companhias em relação ao seu patrimônio.
Dividendo:
Dividendo é o tão sonhado lucros de uma empresa, divididos entre os acionistas.
DOWNGRADE:
Solicitação do usuário final do serviço pela troca de um plano para um de menor custo do que o contratado inicialmente.
E
EBITDA / EBITDA AJUSTADO:
É um indicador de resultados que exclui custos que não necessariamente impactam na essência do negócio analisado. A sigla EBITDA, do inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou em livre tradução com a sigla LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). E, basicamente, mostra o lucro de uma companhia antes de serem descontados o que a empresa gastou em juros e impostos, e perdeu em depreciação e amortização. Quando é divulgado como “ajustado”, significa que o cálculo foi feito de forma customizada por uma empresa, usando regras próprias.
F
FREE FLOAT (FF):
O Free Float, do inglês “Livre circulação” mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado e é considerado pelos investidores no momento das análises de uma empresa para a compra das ações.
H
HEADCOUNT:
É o número de funcionários de uma empresa.
I
IMPOSTO DE RENDA (IR):
Tributo federal que incide sobre o lucro.
INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS (IFRS):
Em português significa Normas Internacionais de Relatório Financeiro. É o conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB – International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade).
IPO (OFERTA PÚBLICA INICIAL):
A Oferta Pública Inicial de Ações ou IPO (Initial Public Offer), refere-se ao processo no qual uma empresa vende seus ativos ao público pela primeira vez.
L
LAST TWELVE MONTHS (LTM):
Valores acumulados nos últimos doze meses.
LUCRO BRUTO:
Conhecido como lucro operacional bruto ou lucro de vendas, o lucro bruto é a diferença entre a receita de uma empresa em relação aos seus custos variáveis (que são as matérias-primas, custos de produção, comissões e demais insumos produtivos).
LUCRO LÍQUIDO:
O lucro líquido é o rendimento real de uma empresa, calculado pela diferença entre a receita total, os custos e despesas totais, as receitas e despesas financeiras e os impostos.
LUCRO OPERACIONAL:
O Lucro Operacional é um lucro livre de despesas, ou seja, um lucro gerado unicamente pela operação do negócio. Esse indicador pode ser encontrado num demonstrativo de resultado do exercício (DRE) de uma empresa, que é um demonstrativo dos resultados contábeis de um negócio.
LUCRO POR AÇÃO (LPA):
Indicador fundamentalista muito útil para ter uma noção real sobre a rentabilidade das ações de uma empresa. Ele serve para ter uma noção de qual o lucro líquido de cada ação emitida por uma empresa, e é ideal para comprovar se o papel gera lucro ou prejuízo.
M
MARGEM BRUTA:
Resultado da divisão do Lucro Bruto pela Receita Líquida. Ela apresenta a rentabilidade do negócio, segundo uma porcentagem de lucro que a empresa ganha nas suas vendas.
MARGEM EBITDA:
Diferença entre o valor do EBITDA pelo valor da receita, representando a parcela da receita que gerou caixa para a Companhia.
MARGEM LÍQUIDA:
Resultado da divisão do Lucro Líquido pela Receita Líquida, o qual indica a porcentagem de lucro em relação às receitas totalizadas no período.
N
NOVO MERCADO:
Segmento especial de listagem de valores mobiliários da B3, destinado à negociação de valores mobiliários emitidos por empresas que se comprometem voluntariamente com a adoção de práticas de governança corporativa e a divulgação pública de informações adicionais em relação ao que é exigido na legislação, previstas no Regulamento do Novo Mercado.
P
PASSIVO:
É o saldo de tudo que é devido por alguém ou por uma companhia.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO:
O patrimônio líquido representa o valor residual dos ativos de uma empresa depois de deduzidos todos os seus passivos.
PAYOUT:
O Payout indica quanto do lucro líquido foi destinado aos acionistas na forma de dividendos. Ou seja, é a relação entre a distribuição do lucro e o lucro total.
PREÇO-ALVO:
É uma projeção de um analista para o papel em uma determinada data, geralmente mais futura como o fim do ano vigente, mas nem sempre. Pode ser calculado usando a metodologia de fluxo de caixa descontado e considerar projeções de outros analistas. O objetivo dessa prática é ver o potencial de subir ou cair (valorizar ou desvalorizar) de uma determinada ação.
PREÇO/VALOR PATRIMONIAL (P/VPA):
Esse múltiplo mostra a relação do preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial que ela corresponde. O indicador VPA aponta o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.
PRIVATE EQUITY:
Os fundos de Private Equity, também conhecidos como gestoras, são responsáveis por alocar recursos de investidores em empresas ou startups, tornando-se sócios delas. O objetivo desse investimento de longo prazo é impulsionar os resultados da companhia e, assim, aumentar o seu valor de negócio.
PROFORMA:
São informações utilizadas para alinhar a contabilidade da empresa em casos de reestruturações societárias, aquisições, vendas, fusões ou cisões de negócios.
R
RECEITA BRUTA:
Representa o montante da receita proveniente de uma transação entre entidade e comprador que deve ser mensurada pelo valor justo. Pode ser proveniente tanto da venda de bens como também da prestação de serviços.
RECEITA LÍQUIDA:
Representa o resultado das vendas e prestação de serviços após a dedução dos custos, descontos, abatimentos, devoluções e os impostos que incidem sobre vendas/serviços.
RESULTADO FINANCEIRO:
Diferença entre o total das receitas financeiras (rendimentos não relacionados com as atividades da empresa, como juros e descontos) e as despesas financeiras (gastos não relacionados com as atividades da empresa, como empréstimos, IOF e tarifas bancárias).
RETORNO SOBRE O ATIVO (ROA):
É uma sigla em inglês que significa “Return on Assets” e serve para designar o indicador que mostra como a empresa é rentável em relação ao total de ativos que ela possui.
ROE OU RENDIMENTO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO:
ROE é a sigla em inglês de “Return on Equity”, e significado em português é “Retorno sobre o Patrimônio Líquido”. O patrimônio líquido de uma empresa é o capital próprio que ela produz. Ou seja, esse rendimento tem a capacidade de medir o quanto uma empresa gera de valor a partir dos seus próprios recursos e dos recursos dos seus acionistas.
S
SELIC:
Taxa básica de juros da economia, sendo o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para o controle da inflação.
SELLING, GENERAL AND ADMINISTRATIVE EXPENSES (SG&A):
A sigla que significa Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas, incluem todos os custos que não são relacionados diretamente à produção, como por exemplo os salários dos funcionários e as despesas com marketing.
SOFTWARE AS A SERVICE (SaaS):
É uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da Internet, como um serviço. Neste modelo, uma companhia não tem a necessidade de instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.
T
TICKET MÉDIO:
Indicador utilizado pelas empresas que exprime o valor médio que um cliente gera de receita para aquela empresa.
U
UPGRADE:
Solicitação do usuário final do serviço pela troca de um plano para outro superior em relação ao contratado inicialmente.
UPSELL:
Estratégia que visa vender um produto com maior valor agregado em comparação ao originariamente detido pelo consumidor